Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de julho de 2017

A fome do século XIV

Nesses anos de 2015 até 2017 a Europa lembra da grande fome que foi causada por invernos rigorosos, de 1316 para 1317,há 700 anos atrás. Se sabe que a desigualdade foi também causada pelas contradições do regime feudal. E o país mais atingido foi a França. Talvez convenha falar dos principados do Leste Europeu,mas esses já estavam na pior desde as invasões mongóis do século XIII. Talvez a única exceção europeia fosse a Córdova muçulmana. Pelas linhas de igualdade que defendiam, talvez isso lá fosse mais raro.

A França estava presa na maldição dos templários,desde a execução de Jacques de Molay em 1314. O rei Filipe IV estava morto, e 24 cavaleiros,carregando as armas da França,percorreram o país para dar a notícia. Atravessaram o solo juncado de neve,e com uma eclipse que ocorreu na morte do rei, para anunciar que o rei de ferro estava morto.Para o homem medieval,essas coisas eram suficientes para consternar imaginações. O rei Luis X,filho do precedente, não conseguiu aplacar a briga entre a antiga nobreza e os novos burgueses. Os lobos se entredevoravam. O clã baronial venceu,ao menos temporariamente. A hora do conde Roberto III D'Artois, e do conde de Valois, ainda chegaria. Enquanto isso,o esqueleto de Enguerrand de Marigny,chefe dos novos burgueses,secava nos ganchos do cadafalso de Montfaucon. De repente, a morte do novo rei Luis X,provocou uma corrida ao trono. O seu tio reivindicava o trono,mas Filipe V,que era irmão do falecido,e sobrinho do concorrente,foi que o conseguiu. Com um detalhe:Nenhum dos pares do reino(Duque de Borgonha, Duque da Normandia, Duque de Guyenne, Conde de Compiegne, Conde de Flandres e o Conde de Toulouse)possuidores ou hereditários,estavam presentes em sua coroação. De repente,a França foi tomada de um estado de demência. Um conclave papal feito na prisão, um castelo real tomado de assalto, um grande senhor feudal é atirado no calabouço, camponeses revoltam-se, leprosos tomam conta do país e judeus são assassinados em várias partes da Europa.

No começo do século XIV,a França é o mais poderoso reino da Europa, cujas intervenções são temidas,e os juízos respeitados. De repente, entra na Guerra do Cem Anos(1337-1453),e leva surra após surra dos ingleses,junto aos traidores borgonheses. O que aconteceu com a França, quarenta anos depois,para que fosse esmagada por uma nação cinco vezes mais numerosa?Muitas especulações aparecem...

Na batalhe de Ecluse(1340),o capitão genovês Barbavera avisou ao almirante francês para que passasse os seus navios ao mar aberto, de forma a não ser encurralado pelos ingleses. O almirante se recusou. À noite a França dava adeus ao domínio dos mares. Quando o rei Filipe IV instituia impostos pelos quais era criticado, ele o fazia para por a França em ordem. Quando Filipe VI exigia taxas mais altas ainda, era para pagar o preço de suas derrotas. A Guerra dos Cem Anos foi um debate judiciário entrecortado de apelo às armas. E a fome, dos anos 1315-1317 foi a causa, parcial, de tudo isso. Mas a causa humana sempre superou as outras...

Do Apocalipse na Biblia Pauperum iluminado em Erfurt em torno da época da Grande Fome. A morte situa-se ao lado de um leão cuja longa cauda termina em um caldeirão flamejante (Inferno). A fome aponta para sua boca faminta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário