Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2015

Halloween:Da simplicidade bretã à complicação americana

A origem do Halloween remonta aos tempos da Idade do Bronze,e tem muito pouco 'glamour',se comparado com as realidades britânica e norte americana atuais.É mais antiga que a fundação de seu país de origem,a Inglaterra,e muito mais antiga que os EUA.Mas,apesar disso,sofreu diversas modificações.Por quê?A festa que deu origem ao Halloween é o Sahmain,uma espécie de 'Revelión' da cultura celta.Etimologicamente,vem do irlandês antigo samuin ou samfuin,querendo dizer Sam(summer) e fuin(end),ou seja, FIM DE VERÃO.

Os celtas não eram um povo,nem uma raça,mas um conjunto de civilizações que partilhavam a mesma língua e cultura. Provavelmente surgiram no sul da Alemanha atual,através da cultura Urnfield,por volta de 1200 a.C.Depois migraram para a Gália Transalpina(França atual),com a cultura Hallstatt,cerca de 700 a.C.E,por fim,a cultura La Tène,na Bretanha(atual Inglaterra,Escócia e País de Gales) e Normandia atual,na França em 500 a.C.Não possuíam escrita,como aliás todos os povos germânicos,então tudo que sabemos deles nos foi contado por cronistas gregos e romanos. Eram pagãos,como aliás todos os povos indo-europeus que habitavam o vale do Reno.Os romanos tentaram fazer uma miscelânia com a cultura celta,mas como esperado,saiu tudo confuso.Júlio César chamava Lug de Mercúrio,Ogmios de Marte e Taranis de Júpiter.Isso foi algo perfeitamente estúpido.Lug nunca foi deus do comércio,nem Ogmios deus da guerra ou Taranis o chefe de outros deuses. As concepções mitológicas celtas estavam mais próximas das concepções cristãs do que os paganismos helênico e latino.Por isso a adaptação para os EUA,a partir da Inglaterra, foi tão fácil.

Os celtas,como aliás cada povo da antiguidade,tinham seu próprio calendário.O ano iniciava com a festa do IMBOLC. Esta era uma espécie de 'festa de fertilidade das ovelhas',onde muitas pessoas ofereciam leite de ovelha para a deusa Brigite,na forma de um carvalho(derramando na raiz da árvore).Era cerca de 1º de abril,e marcava o inicio da primavera(hemisfério norte). Depois vinha a festa de BELTAINE,em honra ao deus Belenos,onde se celebrava o caráter sagrado do carvalho.Era feita por volta de 1º de maio. Depois,por volta de 1º de agosto,era feito a festa LUGHNASA,ou festa do deus Lug. Colocava-se um jovem para lutar com um alto membro da tribo para provar sua 'macheza'(sexismo puro!). E,por último,vinha o ANO NOVO CELTA ou SAMHAIN. Era feito na noite de 31 de outubro para 1º de novembro.Os celtas acreditavam tratar-se de uma noite mágica,em que jovens se uniam em sexo com cisnes,que assumiam a forma humana para isso.Esta festa era pra marcar a celebração do casamento de dois deuses,e muitas coisas ocorriam.

Como se vê,eram festas simples de povos simples,somente com marcação de estações do ano.A marcação de datas para colheitas era importante para vários povos na antiguidade.Como o relógio,um instrumento ítalo-suíço,levaria ainda séculos para ser inventado,era esse o recurso que vários povos tinham.

Com a chegada dos romanos no século I a.C.,vários celtas foram empurrados para o norte e o oeste.Passaram a habitar Gales do Norte(Escócia atual) e Gales do Sul(País de Gales atual). Os druidas,como chefes religiosos celtas,presidiam a maioria das festas.Os druidas eram completamente diferentes de histórias como 'Rei Arthur'.Eram de características selvagens,podiam ou não ter barbas longas,e nada se pareciam com as historinhas de Merlin.

Na entrada dos séculos VI,VII e VIII, os bretões e romanos da Ilha foram sendo cada vez mais empurrados pelas invasões de povos germânicos da Escandinávia:Jutos,Anglos e Saxões.A partir do século VI começaram a formar o que os medievalistas chamam de Heptarquia Juto-anglo-saxônica.Os jutos formaram o reino de Kent,ao sul.Os saxões,também no sul,formaram os reinos de Essex,Sussex e Wessex. Os anglos formaram,no centro e nordeste da ilha,os reinos de East-Anglia, Northumbria,Bernícia e Deira. Depois os dois últimos formaram o reino da Mércia.A unidade desses reinos nunca foi efetiva.A partir dessa época,a antiga Bretanha passou a se chamar INGLATERRA ou TERRA DOS ANGLOS.

Passando pelas invasões normandas no século XI,até a partida do navio Mayflower em 1620,essas ideias meio bretãs,meio cristãs,chegaram na Nova Inglaterra.No estado de Maryland começaram a ser feitos festas. Desde 1745 o termo Halloween passou a ser usado,pois uniram as datas de dia dos mortos(2 de novembro) com véspera de todos os santos(1º de novembro).E isso tudo,unido ao SAHMAIN,ficou uma salada cultural notável.O nome Halloween então nasceu,do escocês 'Hallo-Hellu'(véspera de todos os santos). As histórias de abóboras,'doces ou travessuras',vieram das adaptações culturais,mas o início era bem diferente.

Mapa das conquistas celtas na Antiguidade.

As lendas célticas exaltam as transformações de cisnes nas noites de 31 de outubro.

PS:.Antes que me esqueça,para não haver erros:STONEHENGE NADA TEM A VER COM POVOS CELTAS!!!

4 comentários:

  1. além de toda essa bagunca o calendário ainda muda no hemisfério sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo isso confundia até a mim,fadona...rsrsrs
      Bjossss

      Excluir
  2. Não conhecia mais gostei do texto historia super diferente
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nice post and Nice Post
    you can also visit my blog
    Click here
    http://www.malikhub.me/

    ResponderExcluir