Tenho visto recentemente um mundo, não somente o Brasil, com um medo histórico do futuro. É receio social do que a pós modernidade trará, é incerteza com respeito a várias questões de fé religiosa, e uma confusão mental de medos apocalípticos, em vídeos sensacionalistas no You Tube.
O aprender via vídeos não é recomendado a quem quer "saberes" aprofundados. Mas quem quer ir até esse ponto? Quase ninguém. Só se quer saber ao que se precisa no momento. Isso basta? Até pode, porém não terá direito a reclamar se vires tua síndrome do pânico não se confirmar. O máximo que deves fazer é agradecer por nada acontecer, e considerares a ti mesmo, erroneamente, como 'prevenido'.
Participei recentemente de um debate onde se perguntavam sobre a monarquia ser o melhor Regime de Governo ou não. Depende. As melhores democracias do mundo são monarquias, com exceção de França e EUA. Realmente o regime monárquico está se pagando por uma pompa desnecessária, porém um país a comando de militares é bem mais danoso. O Brasil teve um ótimo exemplo, e um péssimo exemplo. D. Pedro II e D. Pedro I, nessa ordem. Mas o problema do Brasil não era o regime, era sua raiz corrupta aprofundada, até um pouco derivada do catolicismo, como dizia Max Weber.
Muitas vezes tem se confundido o regime de um país com seus dirigentes. Um exemplo disso foi o governo do Nordeste brasileiro pelo Príncipe Jean Maurice de Nassau-Siegen. Muitos amigos meus protestantes cometem o engano de imaginar que estaríamos melhores se os holandeses tivessem nos colonizado. Não, ledo engano. A Companhia das Índias Orientais fez um estrago em suas colônias no sudeste asiático. Quando foi criada a Companhia das Índias Ocidentais para invadir o Brasil e a América Central(Antilhas), foi com o mesmo objetivo. Para a Corte em Haia não interessava desenvolver o Brasil, somente explorar. O Principe Nassau foi que teve essa ideia. Por isso o chamaram de volta em 1644. Dizem que chorava ao deixar o Brasil. Nassau era tal qual D. Pedro II. Uma andorinha só não faz verão.
Ao deixar o Brasil, sob pressão da Companhia das Índias, Nassau deixou o seguinte aviso:
"A potência de um governo não se deixa medir pela superfície,mas pela fidelidade,devoção e respeito aos indivíduos(...) A palavra 'imposto' soa muito mal; não os aumentem, mesmo que seja para pagar as dívidas do Estado(...) Só executem as instruções dos diretores se elas forem úteis à Colônia."
Um bom dia a todos!!!
Primeira página da patente da Companhia das Índias Ocidentais(WIC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário