Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A educação germânica nos moldes de Max Weber

A educação em países germânicos segue uma regra moral e ética completamente diferente do mundo latino. Nesses países, a moral das crianças é completamente distante em relação ao mundo adulto. A criança germânica segue uma linha educacional bem infantilizada em relação ao mundo latino em geral.As crianças germânicas(principalmente as escandinavas)são mais infantis.Em compensação,os adultos são mais avançados e independentes, socialmente e economicamente. Nos países europeus nórdicos defende-se muitos temas como: Células-tronco,aborto,casamento gay,cultura transgênica(em todos os sentidos) e modificações na área da Globalização.Até o movimento feminista surgiu na esfera Protestante,para combater a cultura machista latina que 'dita'para as mulheres andarem de salto alto,escravizando seus pés em nome da beleza,assim como fazer Lipoaspiração para manter um corpo em um espírito competitivo machista feminino. A crise vista atualmente na UE traz um pouco de luz sobre isso. Essa crise,primeiramente grega, e agora da Europa Latina em geral(Portugal,Espanha e Itália)deflagrou aquilo que chamamos de crise da Europa sulista. A Premier da Alemanha Angela Merkel tenta controlar o melhor possível os impulsos de gastos no resto da Europa,mas dificilmente consegue.Os gastos versus arrecadação são sempre um problema. Na Europa do Norte as pessoas são pouco amigas entre si. Isso favorece aquilo que um brasileiro chamaria de 'vida robótica',ou seja,de um estilo vital impensável para um latino-americano.Mas socialmente os escandinavos tem uma organização muito melhor.Mas tudo isso tem um preço,e às vezes é caro.Mas a recompensa de tudo isso é fantástica.É a de uma sociedade civilizada,ecumênica,respeitosa para com o jeito alheio e ciente do que chamaríamos de 'necessidades da nação'.

Os países escandinavos são de cultura cristã-protestante.Aquela que considero a mais moderna do mundo.Por quê? Porque é uma cultura baseada nos ideais da Reforma Calvinista e Luterana,onde a cultura livre chega a tais termos que até o ateísmo é de mais fácil acesso. Normalmente os países de maioria atéia são de cultura protestante. Os países onde vigoram a cultura latina são místicos demais pra isso. Têm um medo irracional do sobrenatural. Só a França talvez seja uma exceção no mundo latino,e mesmo assim por causa da influência inglesa que ela sofreu no século XVIII.

O livro de Max Weber que trata da 'ética protestante e o espírito do capitalismo' trata de métodos honestos de ganho financeiro. E a partir desse livro começou a vigorar no meio protestante um cientificismo político que,no meio latino,seria confundido com ateísmo.Mas muitas coisas ainda estariam por vir. O futuro reserva grandes mudanças para este planeta. E devemos fazer parte disso.

Fonte bibliográfica:http://www.ipv.pt/millenium/esf12_suec.htm http://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_Sweden

3 comentários:

  1. Olá Luiz Gustavo;

    Estou surpresa positivamente com o que escreve no seu blog. Realmente é difícil ver um homem defender as causas femininas(tas) e LGBT. Além de falar com propriedade da educação é tudo muito lindo! No início eu quis ficar anonima, mas depois isso perdeu o sentido. São as minhas ideias que estão ali. Creio que com você também é assim. Ah posso colocar um link do seu blog no meu?Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar o link sim, meu anjo...ajude a divulgar a cultura e a causa feminista nesse país,infelizmente ainda tão arcaico...
      Bjossss de fadas...

      Excluir
    2. Olá o link já está ao lado do blog embaixo do subtítulo:
      Encontre aqui os blogs amigos.
      Agora ficou mais fácil ver suas atualizações.
      Bjos

      Excluir