Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2022

O forte do Cabo Bretão

Durante a Guerra dos Sete Anos(1756-1763), uma fortaleza nas Américas na Nova Escócia, em território canadense, conseguiria resistir a vários ataques ingleses. Era forte da Ilha Roayle, mais tarde chamada Ilha do Cabo Bretão.

Construída em 1713, durante a Guerra de Sucessão Espanhola(1701-1714), a fortaleza representou um marco da resistência francesa nas Américas. Esta guerra opunha praticamente toda a Europa contra franceses e espanhóis, por um medo europeu de uma aliança franco-espanhola, com a ascensão de Felipe D'Anjou(se tornaria Felipe V da Espanha) ao trono espanhol, após o rei Carlos II da Espanha morrer sem herdeiros diretos.

A Guerra de Sucessão Espanhola foi vencida pela França e a Espanha, mas deixou ambas bem destruídas. A Espanha perdeu sua hegemonia para sempre. E a França ainda teria problemas mais sérios à frente. Foi uma guerra onde se tentou frear a ambição megalomaníaca de Luís XIV, no geral sem sucesso por parte do continente europeu.

Ao término da Guerra de Sucessão Espanhola em 1714, os conflitos entre ingleses e franceses continuaram nas Américas. O forte do Cabo Bretão permanecia firme e forte em mãos francesas. Mas a Inglaterra era a melhor marinha do mundo, sendo assim eles travavam os navios franceses, com reforços atravessando o Atlântico. Em 1748 ele seria cedido à França pelo Tratado de Aix-la-Chapelle.

Em 1756 começou a Guerra dos Sete Anos(1756-1763), em que não só atingiu todo continente europeu, mas também Ásia, África e América do Norte. Antes de lados opostos, agora França e Áustria seriam aliadas num pacto anti Protestante, contra a Prússia e a Inglaterra. Porém, na prática, foi o rei Frederico II da Prússia sozinho contra Áustria(e depois a Rússia) em solo europeu. Isso porque França e Inglaterra resolveram concentrar seus esforços nas batalhas das colônias da Índia e da América do Norte.

Sabendo do pacto franco-austriaco, a Inglaterra firmou o Tratado de Westminster com a Prússia de Frederico II. Mas a ajuda inglesa era resumida a poucas tropas e empréstimos financeiros ao rei prussiano. Na prática, em território europeu, Frederico II estava sozinho.

Frederico conseguiu grandes vitórias porque possuía excelentes generais. Além disso, a França procurou defender suas colônias nas Américas, contra os ataques ingleses. Mas perderam definitivamente a Índia e, em 1758, perderam o forte Roayle para os britânicos definitivamente.

O Tratado de Paris, em 1763, dava vitória à aliança anglo-prussiana. E também entregava definitivamente o forte do Cabo Bretão aos ingleses.

Encerrada a Guerra dos Sete Anos, as consequências viriam para vencidos e vencedores. A França ainda ajudaria os revoltosos colonos da América contra os ingleses em 1781. Mas a ajuda sairia cara, com a queda da monarquia francesa e a instauração da Revolução Francesa em 1789. Já o império Britânico sairia exausto de todas as guerras do século XVIII, mesmo tendo ganho a Índia e o Canadá dos franceses. Sua exaustão seria a porta aberta para a independência de uma de suas colônias, que logo se tornaria a maior potência militar do planeta: Os Estados Unidos da América! Mas isso já é outra história…

Nenhum comentário:

Postar um comentário