Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

NAS BATALHAS DO PRATA, NASCERIA UM PAÍS

"Como aurora precursora

Do farol da divindade

Foi o vinte de setembro

O precursor da liberdade."

Hino do Rio Grande do Sul

Que acontecimento foi este, que os versos iniciais do hino rio-grandense evocam de forma tão heróica? Uma guerra contra o império, que proclamou a república do sul do país. Foram 10 anos de conflito, de 1835 a 1845. Mas suas origens remontam aos primeiros anos do século XIX, com conflitos entre a elite gaúcha e a corte no Rio de Janeiro.

Há exatamente 182 anos atrás, o Brasil sofreria uma tentativa de rachadura no extremo sul do país. Começa a Revolução Farroupilha, em 20 de setembro, quando tropas rebeldes, comandadas por Onofre Pires da Silveira Canto e José Gomes Vasconcelos Jardim, tomam a cidade de Porto Alegre. O governo brasileiro, devido a menoridade de D. Pedro II, estava no período de regência. E várias revoluções explodiram pelo país. E todas foram controladas, com exceção do Rio Grande do Sul. Esta rendição dos gaúchos teve que ser negociada. Os fazendeiros gaúchos reclamam da ausência de ajuda em relação às causas da fronteira, e também de nomear seus próprios governadores, e não 'gente do Rio de Janeiro'.

O comércio de charque ainda viria a causar grandes danos, pois ladrões uruguaios atravessavam a fronteira com frequência. Poucos sabem, mas a origem da cultura de charque no Brasil não veio do sul, mas do Nordeste brasileiro. Nas suas origens verdadeiras, vem dos Andes. Vem das montanhas do Peru, Equador e Colômbia. Esse comércio, e a política brutal de seus fazendeiros, é que deixava o sul uma região tão instável.

Com respeito aos líderes, houve muitos. Desde o principal, Bento Gonçalves, até José Gomes Vasconcelos Jardim, o general Antonio de Sousa Neto, Onofre Pires da Silveira Canto, Bento Manuel Riberio e até estrangeiros como Tito Livio Zambeccari, Giuseppe e Anita Garibaldi. Bento Gonçalves fugiu a nado de sua prisão na Bahia, em 10 de setembro de 1837, há exatos 180 anos atrás. Não poderiam deter alguém com tantos contatos como ele. E detalhe, ele era ajudado pela maçonaria no Brasil. Muito mais dinheiro estava envolvido na causa dos farrapos.

O término da Revolução não envolveu exatamente uma rendição, mas um acordo. O general Luis Alves de Lima e Silva, popular Duque de Caxias, conseguiu a paz com os farrapos, através da paz do Ponche Verde, em 1845. Na época ele ainda não seria o herói da Guerra do Paraguai(1865-1870). Mas foi único brasileiro a receber a honraria de 'Duque'.

A longa duração da guerra contra o Império mostrava a bravura local. A paz honrosa reconhecia o valor dos gaúchos,pois os farrapos nunca foram vencidos no campo de batalha. Além disso, ao proclamarem a República sem se separar do Brasil, os gaúchos provaram que eram brasileiros por vontade própria. Terminados os conflitos na Bacia do Prata e à margens dos rios Uruguai e Pelotas, a região se acalmou, ao menos por enquanto. Em breve seria travado nessa região aquilo que seria o maior conflito da América do Sul: A Guerra do Paraguai(1865-1870).

Este é o quadro 'Carga de Cavalaria', em exposição no museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O nome do museu é uma homenagem a Júlio Prates de Castilhos, governador do Rio Grande do Sul no final do século XIX. Foi eleito duas vezes, e é o principal autor da Constituição Estadual de 1891.

domingo, 10 de setembro de 2017

Indianos e alemães são parentes?

Nas análises linguísticas, bíblicas e arqueológicas, tudo leva a crer que sim. Existe um tronco de civilização, chamado de indo-europeu, que originou-se na Ásia Central, e distribuiu-se do vale do Indo ao vale do Reno. Hoje já se investiga a base desse tronco. Seriam os Kurgans! Eles viriam da Ásia central, dando origem a vários ramos: Iraniano(Medos, Persas e algumas etnias afegãs), Hindu(indianos e bengalis), Germânico(anglos, saxões, jutos, vikings, visigodos e ostrogodos), Eslavo(russos, poloneses e búlgaros), Itálico(romanos, etruscos e latinos) e nas ilhas do mar Egeu. Ainda tem os celtas, embora esse ramo seja múltiplo, e siga o mesmo tronco dos persas e hititas.Tem muito mais, porém coloquei-os de forma resumida.

Para quem gosta da análise bíblica, em seus ramos genealógicos, temos os filhos de Jafé, que eram filhos de Noé: Maday(pai dos medos e persas)e Magogue(pai dos russos e alemães). A descrição disso encontra-se em Gn 10:1,2. Embora todo trato com genealogias bíblicas devemos ter cuidado, para evitar absurdos fanáticos.

Nos exames de ossadas antigas, classifica-se os tipos humanos em dolicocéfalos(crânios ovais) ou braquicéfalos(crânios 'quadrados'). Os indo-europeus estão enquadrados nos primeiros. Sejam estes indianos, alemães, afegãos ou russos. Se prestarmos atenção, e ignorarmos a cor da pele, veremos a ossada semelhante entre esses povos.

A parte linguística é a mais interessante. O linguista inglês William Jones descobriu a afinidade entre o grego, o latim e o sânscrito. A antropóloga lituana Marjia Gimbutas também confirma esses dados, que montou, baseada em dados arqueológicos, as origens dos indo-europeus na Ucrânia atual, entre o Cáucaso e o Mar Negro. Ainda hoje, essas são as ideias mais aceitas.

Até a metade do III milênio antes de Cristo, a civilização Harappa dominava os vales do Indo, e do Ganges. Após a segunda metade do II milênio a.C. povos belicosos, vindos do planalto iraniano, invadiram a Índia. Colocaram um sistemas de castas, e mudaram a cultura do lugar para sempre. Eram os arianos. Estes povos indo-europeus são os pais da Índia atual. Por essa causa que a suástica nazista tem sua vertente inversa no peito de uma deusa hindu. A suástica alemã é a hindu girada ao contrário. Muitas especulações místicas são feitas em prol disso, mas aqui só interessa a História. E esta uniu os povos hindus e germânicos para sempre.

Recomendações bibliográficas:

www.jies.org

Página do 'The Journal of Indo-European Studies'. Tem textos fantásticos, porém precisa pagar para se ter acesso.

www.continuitas.com

É um site oficial daqueles que se contrapõe a muitas ideias aceitas na atualidade.

domingo, 3 de setembro de 2017

O PENSAMENTO TORPE EMBRUTECE O JUÍZO

Por esses dias houve um caso polêmico envolvendo a representante Disney em Paris, do menino Noah, de três anos de idade, querer ir à festa de princesas Disney vestido de Elsa(personagem principal da Frozen). A Disney a princípio se recusou a permitir a participação da criança, ao menos vestida daquele jeito. O resultado foi uma série de debates imbecis no Facebook, acusando a mãe da criança de "ideologia de gênero", "iluminati", "Nova Ordem Mundial", "Marxismo Cultural", etc. Ficou uma babel guerrilheira, sem a mínima necessidade. É uma criança, e o povo preocupado com influências, que nem existem.

Passados uns dois dias, a Disney se desculpou, como se fizesse algo grave(não fez, pois a empresa tem regras). Porém, como toda empresa quer lucro, e teme boicotes, que se tornaram comuns, voltaram atrás. Desse ponto em diante que faltou acusarem a Disney de parceira do Anticristo. Esse povo está louco. É uma criança de três anos, não um debate trans/gay na internet. Pior ainda quando se fala em "fazer as vontades da criança", como se isso fosse algo ilegal. Não é homossexualidade, pois não existe criança homossexual. Isto remete a pessoas que possuem relações com o mesmo sexo. Nem desejo pelo mesmo sexo é homossexualidade. Não é transexualidade, pois a criança(por enquanto) não reconhece isso. Se os pais fossem cristãos, o que inclui mudança de vida(por isso que não existe país cristão), podem "ensinar a criança no caminho que deve andar"(Pv 22:6). Mas pais impios tentarem "evitar pecado no filho"(se é que essa estupidez existe), é sacrificio de tolo. Nós somos o "sal da terra e a luz do mundo"(Mt 5:13-16) para convidar os moradores desse para morar no céu, não para consertar esse mundo. Somos embaixadores de nossa pátria celeste(Fp 3:20). Que o menino Noah tenha liberdade de brincar, e não sejamos responsaveis por nenhuma estupidez. Se ele aceitar a Jesus mais tarde, terá o Espirito Santo nele, e sofrerá modificações naturalmente.

'Todas as coisas são puras para os puros. Mas nada é puro para os corrompidos e descrentes. Antes a sua mente, como sua consciência, estão contaminadas.' Tito 1:15

.