Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2019

A RELIGIÃO CANANITA

Após o dilúvio de Noé, os povos da terra se dividiram nos três continentes conhecidos(Ásia, África e Europa). Tendo esses troncos sido gerados pelos três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. Que parte geográfica ficou para cada filho é outra história, além de discutível. Não se sabe da data, a não ser que algum infeliz queira contar as genealogias(o que não recomendo),como fez o teólogo e bispo irlandês James Ussher(1581-1656). Daí veio um erro bem grotesco, que tenta estipular a idade da terra em 6.500 anos. Não se enganem, a bíblia não trata da idade da terra, pois não é um livro científico, nem foi feita para isso.

Quando Sem,Cam e Jafé se distribuíram, geraram os povos semitas(donde vieram os israelitas), camitas(donde vieram os egípcios, etiopes e povos cananeus em geral) e os descendentes de jafé, que chamaremos de 'indo-europeus',pois indianos, persas, medos e europeus são parentes. Para quem gosta da análise bíblica, em seus ramos genealógicos, com respeito aos filhos de Jafé, que eram filhos de Noé: Maday(pai dos medos e persas) e Magogue(pai dos russos e alemães). A descrição disso encontra-se em Gn 10:1,2. Embora todo trato com genealogias bíblicas devemos ter cuidado, para evitar absurdos fanáticos.

O filho mais velho de Cam, chamado Canaã, gerou uma série de povos na península arábica que tinham por terminação em seus nomes o termo "eus". Ou seja, JebusEUS, FerezEUS, amorrEUS, filistEUS, GirgasEUS, etc. Mas por que os filhos de Israel eram chamados HEBREUS, se não eram cananeus? Porque quem os chamou assim foram os egípcios, pois os tomaram por cananeus. Tanto que essa nomenclatura desaparece após o êxodo. Lembrando que o nome "hebreus" deriva de serem descendentes de Héber(Gn 11:16), somente estando errados os egípcios por considerarem os filhos de Abraão como cananeus.

Os povos cananeus tinham cultos e religiosidades bizarras e brutais, muitas vezes referidas na bíblia, onde a sexualidade nos cultos era frequentemente estranha. Cultos de vários baals em templos cananeus testificam isso, como os rituais dos cartagineses, no norte da África.

Nesses rituais havia homossexualidade, pansexualidade, heterossexualidade, enfim tinha de tudo. Existia o termo SODOMIA, que em princípio era adjetivo pátrio, mas logo se tornou sinônimo de estupro, não somente homossexualidade. Sodomia viria a ser uma espécie de pansexualidade, portanto indo bem além da homossexualidade. Era um conceito bem amplo. Está relatado em Lv 18:22 e 20:13. Existiam os efeminados, que já eram outras coisas completamente diferentes. Estes estão relatados em Dt 22:5. O contexto de surgimento dos efeminados não veio da sociedade caucasiana(descendentes de Jafé), mas de povos cananeus. Os povos cananeus, que mal tinham contato com a Grecia antiga. Muitos eram sacerdotes de Baals, como Astarote. Os sacerdotes "incorporavam" Astarote nos cultos, tendo relações com as sacerdotisas no ato. Ou seja, muitos efeminados eram heterossexuais.

Em regra, não existe essa fantasia de 'demonios femininos',mas o ser humano cria coisas, como o nome 'belzebu',por exemplo. E na antiguidade o povo de Israel desconhecia a história de demônios, ou no máximo fantasiava muito as suas origens. Apenas existia uma categoria de deuses chamada Baals ou Baalins. Baal nunca foi nome de deus nenhum. Nenhuma divindade se chamava Baal. Do mesmo jeito que hoje, se perguntarmos a alguém, que divindade do candomblé tem o nome de Orixá, responderão que nenhuma. Orixá é uma categoria de deuses. A mesma coisa é Baal. Baal não é nome de ninguém, mais existem vários Baals. Um deles era Baal Zebube, divindade das moscas. Está descrito em 2° Re 1:3. Mas daí uns judeus encolheram esse nome para Belzebu, o que ficou famoso depois.

Outro caso de confusão histórico-biblica é sobre MOLOQUE! Nunca existiu nenhum deus chamado Moloque. Moloque era o nome do sacrifício ao Baal chamado Melkart, ou Baal Melkart. Ele recebia sacrifícios de crianças. Este era um ritual medonho de se assistir, pois as crianças eram colocadas nas mãos da estátua em estado fervente. Mas muitos confundem o verso Lv 18:21, como se referindo a divindade de moloque, quando na verdade o nome "moloque" se referia ao sacrifício. Mais tarde essa divindade acabaria tendo o nome de Moloque para aqueles que interpretavam....

Sacrificio de moloque ao Baal Melkart

Nenhum comentário:

Postar um comentário