Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2019

O castelo do terror

Esta é a fortaleza da Conciergerie, às margens do rio Sena, em Paris na França. Um castelo construído ainda nos tempos dos reis merovíngios, já servindo a inúmeros propósitos. Desde sede do conselho real, nos tempos do rei Hugo Capeto(941-996), passando a ser prisão estatal nos tempos do rei Carlos VI(1368-1422), até virar Palácio da Justiça e prisão do terror nos tempos da Revolução Francesa. Sua prisão era úmida, infestada de ratos, era conhecida como antecâmara da morte.

Nesta fortaleza, em 29 de julho de 1794, portanto há 225 anos atrás, era silenciada a voz da jovem nação francesa. Era preparado Maximilian Robespierre para ser decapitado na guilhotina. O terror que o líder da esquerda francesa inspirara no país agora se voltaria contra ele. Os girondinos, a direita francesa, se aproveitavam do terror da esquerda para tomar o poder. Mas, como começaram a tomar medidas impopulares a partir dali, resolveram pedir ajuda a um capitão do exército que era jacobino. Este capitão era um herói no exército pelas vitórias conquistadas frente aos austríacos. Logo esse capitão chegaria a general. Os girondinos tiveram ele como ideal da França. Um militante da esquerda agora era o pulso firme que a direita usaria para controlar a própria esquerda.

Porém essa liberdade que a direita usufruiu não demoraria muito. Assim, em 9 de novembro de 1799, esse general daria o famoso "Golpe 18 Brumário" e se tornaria Consul vitalício na França. Mais cinco anos e ele se auto coroava imperador dos franceses. Seu nome era Napoleão Bonaparte. Parece com algumas histórias conhecidas? Pois é. Um dia é da caça, outro do caçador.

LIBERTÉ, EGALITÉ, FRATERNITÉ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário