Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2021

O Rei de Ferro - Primeiro livro da saga "Os Reis Malditos"

No começo do século XIV,a França é o mais poderoso reino da Europa, cujas intervenções são temidas,e os juízos respeitados. O que aconteceu a esse país, quarenta anos depois, para que fosse esmagada por uma nação cinco vezes menos numerosa?

Este foi o 1° livro da série Os Reis Malditos, que conta a historia da queda dos reis capetos da monarquia francesa medieval. A rainha Isabel da Inglaterra(filha de Felipe IV da França) e seu primo, Conde Roberto D'Artois, faziam uma reunião nos aposentos do castelo de Westminster, naquela tarde de março de 1314. As pessoas chamadas a representar papéis decisivos na história dos povos ignoram, na maior parte das vezes, quais os destinos que neles se encarnam. Aquelas pessoas não poderiam imaginar que elas seriam os artífices, quase os únicos artífices, de uma guerra entre França e Inglaterra. Uma guerra que duraria mais de cem anos...

França estava presa na maldição dos templários,desde a execução de Jacques de Molay em 1314. O rei Filipe IV estava morto, e 24 cavaleiros,carregando as armas da França,percorreram o país para dar a notícia. Atravessaram o solo juncado de neve,e com uma eclipse que ocorreu na morte do rei, para anunciar que o rei de ferro estava morto.Para o homem medieval,essas coisas eram suficientes para consternar imaginações.

O rei Luis X,filho do precedente, não conseguiu aplacar a briga entre a antiga nobreza e os novos burgueses. Os lobos se entredevoravam. O clã baronial venceu,ao menos temporariamente. A hora do conde Roberto III D'Artois, e do conde de Valois, ainda chegaria. Enquanto isso,o esqueleto de Enguerrand de Marigny,chefe dos novos burgueses,secava nos ganchos do cadafalso de Montfaucon. De repente, a morte do novo rei Luis X,provocou uma corrida ao trono. O seu tio reivindicava o trono,mas Filipe V,que era irmão do falecido,e sobrinho do concorrente,foi que o conseguiu. Com um detalhe:Nenhum dos pares do reino(Duque de Borgonha, Duque da Normandia, Duque de Guyenne, Conde de Compiegne, Conde de Flandres e o Conde de Toulouse), possuidores ou hereditários,estavam presentes na coroação de Felipe V.

De repente,a França foi tomada de um estado de demência. Um conclave papal feito na prisão, um castelo real tomado de assalto, um grande senhor feudal é atirado no calabouço, camponeses revoltam-se, leprosos tomam conta do país e judeus são assassinados em várias partes da França.

E então a maldição dos cavaleiros templários arrasta toda a Europa consigo, trazendo como cereja deste bolo a peste negra. Era o maior desastre biológico da história da humanidade pegando carona em uma maldição sobre uma inquisição injusta do papa Clemente V e o rei francês Felipe IV, ambos já mortos. Seria preciso vir uma camponesa analfabeta francesa para dar uma guinada na onda de azar da França. Seu nome era Joana D'Arc. Mas isso é outra história....

Nenhum comentário:

Postar um comentário