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sábado, 23 de outubro de 2021

Dia do Aviador - História da aviação - 80 anos de Força Aérea Brasileira

"Não importa a tocaia da morte
Pois que a pátria, dos céus no altar
Sempre erguemos de ânimo forte
O holocausto da vida, a voar."

Hino do Aviador

Do que fala esta letra, que invoca o hino, sobre o aviador brasileiro? O exército brasileiro pode possuir aviões? Parece que não. Mas pertence ao exército a criação do Hino do Aviador em 1935. Este hino feito pelos oficiais ten. João Nascimento, da banda de música, e pelo então capitão aviador Armando Serra de Menezes. Ambos faziam parte do exército brasileiro.

Com a criação da FAB, há 80 anos atrás, o exército perdeu sua aviação militar. Mas desde 1986 que o exército pode possuir aeronaves de asa rotativa(helicópteros), com a recriação da aviação do exército pelo decreto 93.206/1986. O ano passado o presidente Jair Bolsonaro tentou o decreto 10.386/2020, para autorizar o exército a voltar a possuir aviões, mas voltou atrás, devido à pressão dos comandantes da FAB e da Marinha.

Este ano faz 80 anos da Força Aérea Brasileira. Esta data diz respeito à fundação do ministério da aeronáutica. E muitos não sabem, mas a nossa Força Aérea é mais antiga que a Força Aérea dos EUA, criada em 1947. O Brasil possui tradições de antiguidade que o próprio brasileiro desconhece. A história da aviação brasileira antecede a invenção do avião, no início do século XX. Esta experiência de "guerra nos ares" nasceu com o exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai(1865-1870), quando o então Duque de Caxias usou balões vindos dos EUA, para colher informações sobre o terreno paraguaio, visando os combates.

Na década de 30, muitos acontecimentos da FAB também tiveram origem no exército brasileiro. No dia 12 de junho de 1931, os oficiais Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenere-Wanderley deram início ao Correio Aéreo Militar do Exército, num voo de ponte Rio-São Paulo. Nascia ali o Correio Aéreo Nacional(CAN), como seria chamado a partir de 1941.

Formalmente o ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941, então chamado de Forças Aéreas Nacionais, depois mudado para Força Aérea Brasileira pelo decreto 3302 de 22 de maio de 1941. E teve o senador Salgado Filho como 1° ministro da Aeronáutica. Com este decreto, foram extintas as forças aéreas da Marinha e do Exército, legando à nascida FAB a herança de 430 aviões de mais de 30 modelos diferentes. Mas a maioria era tudo sucata. Isto fez o Brasil adquirir novas aeronaves dos EUA, mediante acordos de empréstimo e arrendamento, como os primeiros Curtiss P-36 Hawk, chegando ao Brasil em 1942. Finalmente, após a Segunda Guerra, o Brasil adquiriu aviões Gloster Meteor da RAF(Força Aérea Real) do Reino Unido. E estas aeronaves lhe custaram 15.000 toneladas de algodão bruto, já que o Brasil não possuía dinheiro em caixa para tal compra. E fez bem, pois a Força Aérea do Reino Unido é a mais antiga Força Aérea independente do mundo. Dali para frente muitas coisas iriam mudar.

Na década de 60 a FAB já se impunha como força de respeitabilidade mundial, como na então chamada Guerra da Lagosta(1961-1963), em que não foi disparado um só tiro, mas teve um bombardeiro B-17 do Brasil fazendo voo de alerta para o navio de guerra francês Tartu(D636), como aviso a barcos pesqueiros franceses, para que não mais capturassem lagostas em nosso litoral. E como não lembrar do dia 3 de junho de 1982, durante a Guerra das Malvinas, quando um bombardeiro Avro Vulcan da Força Aérea Real Britânica(RAF) pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, escoltado por dois caças F-5E Tiger II da Força Aérea Brasileira? Eu lembro, pois tinha 10 anos na época, em que tal aeronave passou, literalmente, por cima da minha cabeça.

Desde então a FAB tem sido vista como um corpo separado, assim como é até hoje. De pouco a pouco as coisas vêm mudando. O decreto 6.703/2008, do então presidente Luís Inácio Lula da Silva, criava a Estratégia Nacional de Defesa, onde muito seria investido na modernidade da FAB. Recentemente se fez a comemoração do início do projeto ítalo-brasileiro para a criação do AMX A-1, aeronave que tive o prazer de visitar em 1987, durante uma visita ao Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos(MUSAL). Este museu é o maior museu Aeroespacial da América Latina. Além disso, também tínhamos o museu da TAM, em São Carlos(SP), criado em 2006, mas infelizmente desativado desde 2016, em que foi o maior museu Aeroespacial, mantido por uma empresa privada, do mundo.

A nossa aviação, ao contrário do que se pensa, tem história de guerra e tradição. A Força Aérea Brasileira tem por seu patrono o Brigadeiro Eduardo Gomes, que antes tinha sido oficial do exército brasileiro, também tendo participado da Revolução tenentista em 1922, no Rio de janeiro. Lembro também do meu velho pai, que fazia parte do 1º/1º GT(1º esquadrão do 1º Grupo de Transportes), voando no bom e velho "gordo", o KC-130, hoje aposentado. A Força Aérea Brasileira representa as asas que protegem, e modernizam, o nosso país.

Hércules KC-130 na base de Punta Arenas, no Chile. Parada intermediária para se chegar até a Antártida.

Referências Bibliográficas

1. https://www.aereo.jor.br/2021/06/03/ha-39-anos-durante-a-guerra-das-malvinas-falklands-um-bombardeiro-avro-vulcan-da-raf-pousava-no-rio-de-janeiro-escoltado-por-dois-f-5e-da-fab/
2.https://www.edrotacultural.com.br/exercito-pode-ter-avioes-o-exercito-criou-o-hino-dos-aviadores/
3.https://www.fab.mil.br/80Anos/
4.https://www2.fab.mil.br/musal/
5.https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Air_Force

2 comentários:

  1. Já era sua fã, agora então! Parabéns pelo blogg.

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    1. Sim. Agora publicarei textos mais científicos das áreas físico-químicas, do que propriamente das áreas históricas. Mas seja bem vinda...

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