Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2018

A ÁRVORE DO ÉDEN ERA UMA MAÇÃ?

Para início de conversa, o Éden era um lugar e o jardim era outro. O segundo se localizava dentro do primeiro.Questão de Geografia. Assim como os quatro rios que saíam do Éden para regar o jardim: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. A terra não tem milhares de anos. Isso nem a bíblia fala. Quem teve essa ideia insana foi um bispo do século XVII chamado James Ussher. E, num total delírio mental, escreveu um livro de contagem de genealogias. Uma coisa que faria até Agostinho de Hipona se virar no túmulo.

Quando começamos a ler a Bíblia, temos a sensação de que tudo que aprendemos de criança há provas textuais,mas não há. Muito da História não vem de textos, mas de quadros, pinturas. Pintores como Ticiano e Lucas Cranach colaboraram com seus quadros de 'Adão,Eva e maçã',para difusão de mitos desconhecidos da História bíblica. Mitos como Lilith,baseados numa versão antiga contida no livro de Isaías, também corroboram para isso.Reparem como a História de Lilith se parece com as mitologias greco-latinas. Assim como os 'gigantes filhos de anjos com mulheres', que muitos pensam vir da bíblia, mas não vem. Essa história dos gigantes vem do livro 'Enoque I, O Etíope'. Foi deste livro que montaram o recente filme 'Noé', que muitos chamaram 'anti biblico'. Ele não é 'anti bíblico. Ele nem na bíblia foi baseado.

O mito da maçã vem de uma semelhança da palavra em latim: Malus(Latim) = "maus", malum = "um mal"; Malus = macieira "e",também, mastro de um navio "; malum = maçã (fruta). Em nenhum lugar da Bíblia diz que o fruto comido por Adão e Eva, no Jardim do Éden, era uma maçã. O fruto é chamado o "fruto da árvore" (isto é, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal), e nem os frutos, nem a árvore, são identificadas por espécies.E outro detalhe. Em parte alguma da bíblia esse fruto é chamado 'FRUTO DO PECADO'. Ninguém nunca leu isso! É FRUTO DO CONHECIMENTO! E, em vias desse conhecimento, por não possuirem santidade, o homem e a mulher passaram a pecar. Em Inglês Medieval, até o século 17, "apple" era um termo genérico para todos os frutos sem bagas. Estes eram frutos que, na realidade, são pseudofrutos. Mais tarde, "Apple" passou a designar a maçã que conhecemos...

Quadro 'Adão e Eva', pintado em 1538 pelo alemão Lucas Cranach l'Ancien.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim. Remonta também as origens da língua inglesa, o qual nem dou detalhes aqui....
      Bjos

      Excluir
    2. Pois é... fiquei curiosa para saber como ocorreu essa alteração no significado da palavra apple e a ligação com as origens da língua inglesa. Eu me amarro em etimologia! :)

      Excluir
    3. Pois é Daiane. Aqui achei duas matérias de origem inglesa para exercitar sua etimologia.
      1)https://medium.com/the-philipendium/a-web-of-word-connections-apple-94f9e95ec0b6
      2)https://blog.oxforddictionaries.com/2013/10/18/apple-linguistic-history/

      Obs: Perdoe se eu não sei colocar como link. Qualquer coisa é só copiar e colar...

      Excluir