Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2018

A IGREJA FOI FEITA PARA GOVERNAR PAÍSES?

Não. Absolutamente não! Então, ideias como da futura ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, trazida numa pregação na Igreja Batista da Lagoinha(MG), não fazem o menor sentido. Mas então, de onde vem essa crença insana, que só daria certo no reino de Nárnia? De onde surgiu essa ideia, que mais parece coisa de beduíno que bebeu haxixe? Por que a igreja insiste nisso no decorrer dos séculos? Isso começou nas ideias dos escolásticos da Baixa Idade Média(sec XII - XV). Começou com escritos como "Suma Teológica", de Tomás de Aquino, ou mesmo das ideias misticas de John Duns Scotus, discípulo de Guilherme de Ocknam, que enfatizavam um marianismo popular desconhecido do cristianismo do primeiro milênio. Esses escritos enfatizavam o medo do inferno e da morte, principalmente devido a Peste Negra no século XIV. Esses textos foram verdadeiras facadas nas costas do Cristianismo.

O padre Hans Küng, considerado nocivo nas esferas da Cúria Romana(imagino o porquê), escreve sobre isso em muitos livros seus. Este padre, agora com 90 anos, teve sua licença cassada para lecionar na Universidade de Tübingen, na Alemanha. O antigo cardeal Joseph Raintzer, depois papa Bento XVI, se esforçou para cassar a sua licença. Tal qual como fizeram com John Huss, há cerca de 600 anos atrás.

Um fato interessante é que a comunidade LGBT não se opõe a indicação da ministra. Preferem ela ao Magno Malta. Mas por quê? Talvez seja por causa de algumas declarações, como essas:

“É essencial ter um diálogo com a travesti que está na rua, que está se prostituindo. Será que está lá por opção, ou porque não ingressam no mercado de trabalho? Gostaria muito de conversar sobre isso. Tenho encontrado travestis dotados de uma inteligência extraordinária e com o corpo machucado. O corpo na rua sendo machucado. Será que não está na hora de a gente começar a ver esse ser, que foi por tantos anos discriminado, e se perguntar: por que para o travesti sobra só a prostituição? Por que só esse caminho, por que não trazer eles para as universidades?”.

Questionada sobre o casamento homoafetivo, Damares disse que esse é um direito adquirido pois “direitos conquistados não se discute mais. Então, pra mim, é uma questão vencida, tanto é que o movimento gay nem tem mais isso como pauta, é uma questão superada, um direito civil garantido.”

Mas existe 'governo civil da igreja'? Seria isso o que o povão chama de "feliz é a nação cujo Deus é o Senhor"(Sl 33:12)? Biblicamente, não pode ser. Teologicamente, é sonho. Filosoficamente, é estupidez.

Esse sonho nasceu, de fato, na imigração de puritanos(protestantes ingleses) para a chamada "Nova Inglaterra"(nome inicial dos EUA) para a América do Norte. Os primeiros a chegar, segundo a historiadora Liliane Crété, foram os presbiterianos de Massachusetts. Após eles, vieram os peregrinos de Mayflower, em 1620. Chamaram aquela terra de "Nova Canaã", numa alusão a bíblia. Mas conseguiram implantar uma teocracia? Obviamente que não. As pessoas são diferentes, ainda as necessidades da terra fizeram criar outras expectativas. Até houve alguns processos similares a inquisição europeia, embora os números são bem inferiores. Embora fosse baseada na liberdade da Reforma Protestante, fez daquela terra uma teocracia demonizada. Homens como Roger Williams foram deportados. Quatro membros da seita dos Quakers foram enforcados. Mesmo assim, as leis de Massachusetts ofereciam, em termos de liberdade, mais garantias que as leis inglesas. Foi dessa crença que surgiu a ideia estúpida de chamar Jerusalém de 'terra santa', quando a própria bíblia a chama de Sodoma.

O colono puritano via a democracia com desconfiança. Só se aceitava teocracia, o que na prática era Oligarquia. Por outro lado os valores mudariam. E todos saberiam que essa história de "pátria de Deus" não existe. A Revolução Científica do século XVII, impulsionada pelos próprios colonos, veio transformar o espírito empreendedor dos puritanos, que logo transformou-se em ianque. Por isso que as ideias da futura ministra são, não só absurdas, mas anti bíblicas mesmo. Ela quer tentar? Tudo bem, sem problemas. Ela só precisa saber que o próprio Deus entregou todos os governos da terra ao diabo(Lc 4:6)(1ª Jo 5:19). E esse fato não é passível da igreja modificar, até porque o próprio Deus não deu aval pra isso. Boa sorte a ela e aos trouxas que creem nisso. Eu já cri. Já participei de passeatas gritando "Vamos montar um governo para o Senhor Jesus no RJ!!!" Hoje não faço mais isso. Mas não recrimino quem faça, pois isto cabe a Deus abrir os olhos de cada um, como um dia abriu os meus para o evangelho Anabatista...

Passeata LGBT em Israel, para mostrar a esse povo que pátria cristã não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário