Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2018

FREQUENTAR DENOMINAÇÃO É CORRETO BIBLICAMENTE?

Na medida em que não prejudica ninguém, sim. Mas é obrigatório? Não! Os primeiros "templos cristãos"(construídos sem o aval de Deus) foram erguidos em meados do século III. Foram erguidos nos vacuos de perseguição que os cristãos tiveram. No princípio os cristãos se reuniam no templo judaico. Mas, após entrarem gregos no meio dos nazarenos(assim eram chamados), isso não era mais possível. As reuniões passaram a ser nos lares. E de pouco a pouco os dias de domingo passaram a substituir os sábados. Os cristaos não se importavam muito com que dia se reuniam.

Depois, após as primeiras perseguições romanas, as reuniões passaram às catacumbas. Isso mesmo! Os cristãos foram os góticos do seculo I, no sentido social do termo. Aliás, o termo 'gótico' não significa, originalmente, aquele que vaga em cemitérios, mas 'aquele que vem dos godos'. Os godos eram barbaros germânicos que desceram da atual Escandinávia para atacar o Império Romano nos séculos III, IV e V. Devido ao terror que causaram aos cristãos é que foram associados aos cemitérios.

Voltando aos templos, eles podem ser construídos ou usados? Sim. É obrigatório o seu uso? Não! Mas não somos nós, cristãos, que convenceremos o povo disso. Este é um papel do Espírito Santo. Por isso que apologética vem direto do inferno. Maligno mesmo. Primeiro com Tertuliano. Depois com Tomás de Aquino, naquela tentativa inútil de "A SUMA TEOLÓGICA", que foi absolutamente imbecil. De Deus não se prova a existência, NUNCA!!! Ele próprio não permitiria tal blasfêmia. Se o incrédulo não crer, o Espírito o fará convencer. Não há técnicas lógicas para argumentar Deus para o ateu. Isso não existe!!! Deus só pode ser crido por fé. Nada mais. Se isso é ser 'fideista', então a fé bíblica é fideista. Tais coisas se operam com oração, não com argumentação lógica para o ateu. A bíblia deixa claro que MORAL CRISTÃ FALADA AO IMPIO GERA A MORTE!!!! E daremos conta dessas almas por isso.

Existem muitas denominações sérias por aí. Porém denominação não é algo criado por Deus. Surgiu do movimento puritano inglês do final do seculo XVI. O mesmo movimento puritano que pegou as ideias de Tomás de Aquino e criou a noção de "pátria de Deus", coisa abominável que a bíblia desconhece. NOSSA PÁTRIA ESTÁ NOS CÉUS, como disse o apóstolo Paulo(Fp 3:20).

Eu não tenho a mesma restrição com respeito à denominações que esse povo a quem os ignorantes chamam de "desigrejados". Faria parte de uma denominação numa boa. Mas não me sinto obrigado. Não há parte das escrituras que justifique isso. Somente justifica que não existe cristão solitário. Igreja é somente no coletivo. Não sei dos objetivos dessas páginas do face como "Os Remanescentes", que pregam que o sistema denominacional é maligno. Sei somente de mim. Eu e meu grupo somos anabatistas. Nos reunimos nos lares. Dividimos os dízimos que damos entre nós. Não existe mais "casa do tesouro". Tudo isso é ilusão.

Igreja de Santiago, Coimbra. Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário