Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A CRONOLOGIA DE MAOMÉ

Há quase 1400 anos atrás morria o profeta Mohamed, que fundou o islamismo entre os povos nômades da península arábica. O conceito de religião no meio dos árabes era politeísta, e de muito misticismo. Esses povos eram de descendência ismaelita. O mesmo povo que comprou José de seus irmãos, e o venderam no Egito(Gn 37:25-28). Vinham de Ismael, filho de Abraão com sua escrava egípcia, Hagar. Foi dito a esta que o menino seria "como um jumento selvagem, que a mão dele seria contra todos, e a mão de todos contra ele"(Gn 16:12). Apesar da aparente falta de ligação entre os povos, vira e mexe se encontravam. E foi assim que aconteceu nos primeiros séculos da Idade Média europeia.

No século VI, quando nasceu Maomé, muitos árabes tinham contatos com judeus, e também cristãos bizantinos, relativos as igrejas ortodoxas. Maomé começou a ter diálogo com essas crenças, e ficou entusiasmado com elas. Os árabes eram caravaneiros. Não tinham ciência alguma. Eram toscos, faltava-lhes muitas condutas de civilização. Brigavam muito entre si, pois não aceitavam nenhum domínio. Aprenderam muito com os cristãos bizantinos. Traduziram muitos escritos gregos para uso próprio, e estes escritos se difundiram na Europa. O Corão, livro sagrado do Islã, tem muitos recortes da bíblia, e lendas judaicas e árabes, que corriam deserto arábico afora. Fala-se de Maomé ser pedofilo. Isso chega a ser engraçado. Era uma prática comum lordes europeus casarem com meninas de 8 ou 10 anos. Era uma coisa comum na época. Não existia esse conceito moderno de pedofilia, que temos hoje. E isso porque simplesmente não havia infância. Este é um conceito bem recente. De preferência após o final do seculo XVIII.

Após 200 anos do início do Islã, o mundo havia mudado muito. Graças a Maomé, Carlos Magno pôde expandir seu Império, e a Igreja Romana pôde crescer. Doutra sorte, Bizancio teria impedido tais avanços, e teria freado o poder do papa. Mas o papado já havia previsto isso, e Gregorio I resolveu expandir seu rebanho. Só que era um rebanho feito de norte, sul e oeste. Sem a Grécia e o Oriente bizantino! Isso ainda custaria caro, e por séculos. O islã começou a se espalhar por vários povos. Tanto que hoje cerca de 80% dos muçulmanos não são árabes!!! Quando tomou o Irã do Império Sassanida da Persia, começaram algumas modificações acrescentadas no islã. Em primeiro lugar, absorveram um costume das mulheres cristãs bizantinas: O véu! Isso mesmo. O véu tem origem cristã, e surgiu pela primeira vez com islâmicos iranianos. Demoraria até que as mulheres da Arábia o usassem. Hoje há muitas misturas nessa crença, o que coloca em xeque a veracidade dela. Assim como tambem a veracidade dos 'achismos tupiniquins' que o Ocidente tem a respeito do Islã. Um deles é de que esses povos não toleram o crime. Deve ser por causa da Indonésia. Porém, é bom lembrar que indonésios, assim como turcos, são parentes de chineses, não de árabes. E o Afeganistão, hoje, possui o maior mercado fornecedor de heroína do mundo. Nem tudo, na História, sai conforme o script....

Profeta Mohamed e o Anjo Gabriel. Miniatura em exposição em Istambul, Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário