Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Literatura Apocalíptica

O que é?

É um tipo de literatura simbólica,criada entre 200 a.C. e 100 d.C.,para enganar possíveis perseguidores e inimigos da fé judaica, ou cristã.Esse tipo de literatura surgiu no período do helenismo,onde o povo de Israel sofreu uma forte tentativa de anulação de sua cultura. Até uma tradução das Escrituras foi feita: A versão dos LXX,autorizada pelo rei grego do Egito,Ptolomeu II Filadelfo.

Esta literatura tem algumas características especiais:

Quanto a forma: Pseudonimica,simbólica,visionária e dramatizada.

Quanto ao conteúdo: Determinista,pessimista,dualista,ética e revelativa.

Embora o livro de Apocalipse de João seja um exemplo(que não segue algumas dessas regras), ele não é o único. Temos os livros de Enoque I,a Assunção de Moisés e o Livro de Baruc,entre os escritos antigotestamentarios. E temos o Pastor de Hermas e o Apocalipse de Tomé, entre os escritos neotestamentarios.

Todos utilizam linguagens simbólicas,conhecidas somente pelo emissário e o receptor. Símbolos como chifres(poder,governo), cabelos brancos(eternidade,não velhice), número 1000(incontabilidade).Existe um texto em Apocalipse 7 que fala em "144.000 selados", significando 12x12x1000,ou seja,a totalidade de Israel(doze tribos),Igreja(doze apóstolos) em número incontável(1000). E todos esses louvando a Deus.Todos são textos apócrifos, ou pseudoepigrafos,com conteúdos fortemente futuristas. Somente o Apocalipse de João escapou,por um milagre,da rejeição geral, por não ser pseudonimico.O apóstolo João se identifica como autor do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário