Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O saque de Roma-410 AD

Porém ,para muitos,parece que o dia 24 de agosto é um dia de má sorte mesmo. Muitos fatos ruins ocorreram pela História. O mais marcante do mundo antigo foi o saque de Roma feito por Alarico, rei dos Godos do Oeste. Na época Roma já não era grande coisa, pois Constantinopla já ocupava o seu lugar em esplendor, ou tentava suplantar. Até a cidade de Ravena já havia ocupado o lugar de capital do Império Romano do Ocidente, e Milão também. Os tempos das glórias da antiga cidade romana haviam passado.

Roma havia sido a gloriosa, a capital dos césares. Maior que Alexandria, que Atenas ou Antioquia. Foi a maior do mundo nos dias áureos de seu glorioso Império. Chegou a possuir um milhão de habitantes, e foi a primeira cidade do mundo nessa escala. Mas agora era relegada a segundo plano por Ravena ou Milão. E até por Bizancio, a chamada Constantinopla. Desde meados do século III que o exército romano contratava bárbaros germânicos para suas fileiras. Isso era perigoso, pois estes retrocediam aos seus povos após a guerra, levando as estratégias romanas com eles. O fim parecia estar perto.

No final do século IV um povo, até então desconhecido, começou a invadir a Europa:Os Hunos! Estes eram bárbaros tártaro-mongóis, parentes dos chineses, que vieram a cavalo da fronteira da China, em busca de terras. Com essa invasão, bárbaros germanos, como os godos do oeste(visigodos) ou do leste(ostrogodos) buscaram refúgio dentro das fronteiras do Império Romano. Roma aceitou refúgio, desde que se alistassem no exército, e ajudassem a proteger as fronteiras. Foi um erro grotesco. Como os romanos exploravam os godos em suas fazendas, estes se revoltaram. Foi preparada uma batalha, nas planícies de Adrianópolis, dentro da Sérvia atual. As legiões do imperador Valentiniano puderam contar com que viram: Cerca de 20.000 guerreiros visigodos na planície. Porém só não contaram com que não viram, a cavalaria dos ostrogodos, que descia a montanha como raios de tempestade. Cercaram as legiões, formando um cinturão. O próprio imperador Valentiniano jazia morto no campo de batalha. Os godos ganharam o direito de se estabelecer nas fronteiras do Império.

O primeiro saque que Roma sofreu na História foi de Brennus, chefe das tribos celtas da Gália Transalpina. Foi em 350 a.C., e arrasou a cidade. Então, em 410 d.C., quando Alarico dos visigodos saqueou a cidade, o primeiro saque ainda estava na memória. O Império resistiria, a trancos e barrancos, até 476 d.C., quando os Heruclos destruíram o que restava do Império...

Nenhum comentário:

Postar um comentário