Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Tragédia do Vesúvio-79 AD

Falando sobre as tragédias de agosto,e aproveitando as notícias sobre o terremoto que atingiu a região central da Itália,lembremos de uma tragédia bem pior,que atingiu a Itália(tal nome ainda não existia)há cerca de 2000 anos atrás: A destruição das cidades de Pompéia e Herculano,pela erupção do vulcão Vesúvio. Ocorreu em 24 de agosto de 79 d.C.

Este terremoto na Itália atingiu a magnitude de 6,2 graus na Escala Richter. Com essa dimensão, pode causar danos por 100 Km² de extensão. Essa escala foi criada pelo sismólogo norte-americano Charles Richter(1900-1985),e também pode medir abalos em vulcões. O único diferencial é que vulcões trazem outros efeitos bem mais devastadores,como nuvens de CO² e SO², por exemplo. Tanto terremotos,como vulcões,são provocados por deslocamentos das placas tectônicas da terra. Na escala richter, por exemplo,cada número é dez vezes maior que a unidade anterior. É uma escala em logaritmos decimais,por isso essa diferença. Só tem um detalhe interessante:Em Pompéia do século I ninguém sabia o que era um vulcão. A palavra sequer existia em latim. Por isso o susto,e até histórias lendárias que ocorreram a respeito.

Situada às margens do que hoje seria a baía de Nápoles, Pompéia era uma cidade próspera com cerca de 20 mil habitantes. Vendia-se de quase tudo em seus portos. Desde macacos africanos até canela da China. A cidade de Herculano também foi atingida. Porém,devido a uma distância maior, seus esqueletos ficaram mais bem preservados para a arqueologia.

Quase todos os relatos que hoje temos de Pompeia vem dos escritos de Plinio,o jovem. Ele relatou que "muitos imaginavam que o universo estava imerso numa imensa escuridão". Estábia, Oplontis, Nucéria e Miceno foram as outras cidades atingidas. Plinio estava em Miceno quando o fato ocorreu. As erupções lançaram cinzas a uma temperatura superior a 300ºC, que entravam pelas vias nasais e gargantas. Em Pompéia morreram cerca de 16 mil, dos 20 mil habitantes. Já Herculano perdeu 75% dos seus moradores. Durante todo o dia 24 e todo o dia 25, e ainda no dia 26, a chuva de cinzas não parou. Quando, enfim, na aurora do dia 27, o sol reapareceu, o Vesúvio tinha mudado de forma. Ele possuía agora um topo duplo e, no lugar da antiga cratera, um cone havia se formado.A cidade de Pompéia estava morta, mas uma morte que a tornaria imortal.

Pode haver uma nova erupção do Vesúvio?Sim. Houve outras na História. Várias durante a Idade Média, e até oito vezes no século XIX. A última vez foi em 1944,em meados do século XX. O governo italiano está oferecendo 30.000 euros para qualquer um que vive em um dos 18 municípios da área imediata,e que esteja disposto a sair da área. Enquanto isso, os vulcanólogos estão reconstruindo o passado do vulcão para melhor prever o que pode acontecer.

Pintura do quadro 'OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPÉIA', por Karl Briullov (1827-1833)

Nenhum comentário:

Postar um comentário