Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Funções no gráfico trigonométrico

Existem muitas confusões, por parte dos alunos, e autores de livros didáticos de matemática, sobre o uso, e o nome, das curvas das funções seno e cosseno. A Trigonometria que usamos nas escolas é, muitas vezes, inútil. A parte que serve na Trigonometria está acessível a qualquer estudante de 9° ano.

As funções trigonométricas aprendidas no ensino médio servem, na maioria dos casos, para o estudo da física ondulatória. Estas funções representam um estudo muito mais recente da trigonometria. Um estudo avançado,da época dos grandes matemáticos de Napoleão, como Jean Poncelet(1788-1867) ou Jean Fourier(1768-1830). Este último ainda se destacou na arqueologia egípcia. Um dos primeiros erros é a maneira como se escreve as curvas. Os professores de matemática, que já estudaram cálculo diferencial e integral, sabem que a curva do seno, que é a mesma do cosseno, incide sobre a origem marcando 45°. E depois incidem sobre a abscissa marcando 45° novamente. Muitos não respeitam isso.

Outra coisa, muitos desavisados da trigonometria chamam a curva do cosseno de "cossenóide". Esta curva não existe. Tanto a curva do seno como do cosseno são a mesma curva, a senóide. A unica diferença entre elas está onde se firma o eixo vertical. Dependendo da posição deste, é função seno ou cosseno. É tão absurdo chamar de "cossenóide", devido a posição, que alguém chamar a parábola da função quadrática, que se desloca para a direita, de "co-parábola". E não é isso, sabemos.

2 comentários:

  1. Gostei da matéria. E a linha da tangente, é tangentóide mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É isto mesmo. E, assim como o cosseno, a linha da função cotangente não é "cotangentoide", como se vê em muitos livros.
      Assim como a curva a tangente, a curva da cotangente só diferencia da anterior pelo deslocamento em relação ao eixo das ordenadas. Não posso criar um outro nome para a mesma curva. E,no caso das funções tangente e cotangente, são várias curvas separadas por assintotas, pois há tangentes e cotangentes que não existem.

      Grato pela visita ao blog.

      Excluir