Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Revolução Laranja - Ucrânia

Para acabar com esse estigma que agosto é o mês do desgosto, temos um fato positivo: Em 24 de agosto de 1991, a Ucrânia se separa da antiga URSS, dando fim a mais de meio século de opressão soviética.

Na década de 60, a URSS invadiu tanto a Hungria como a Tchecoslováquia, e colocou um regime de ferro nesses países. Só que o dinheiro dos impostos, sem a renda das empresas, não duraria para sempre na Europa Oriental. No inicio da década de 90 houve o "efeito vodka", que fez cair as ações da bolsa de valores de Moscou, e arrastou o Leste Europeu junto com eles. Resultado: Todas as ex-republicas sovieticas desagregaram-se da Rússia. E a Ucrânia foi junto.

A História da Ucrânia, de forma documentada, é bem mais antiga que a russa. Ambas foram conquistadas pelos bárbaros varegues(suecos), que desceram o rio Dnieper devastando tudo pelo caminho. Traduzindo em miúdos, a história russa e ucraniana é advinda da história sueca. Antes havia habitantes nessa região. Era povoada por eslavos primitivos, como os búlgaros brancos, os finlandeses e os petchenecos. Mas, de acordo com um texto antigo, chamado "Crônica de Nestor", os eslavos pediram ajuda para pôr ordem na casa, e os varegues vieram. O nascimento da Rússia ocorre com o batismo, e a conversão, do Príncipe Vladimir, em Kiev. A Rússia nasceu na Ucrânia.

No ato da separação em 1991, tendo agora 25 anos, foram feitos ajustes até 2004, quando as eleições foram vencidas pelo candidato pró-Rússia Viktor Yanukovytch. A comunidade Internacional considerou a eleição fraudulenta. O povo foi às ruas, na chamada REVOLUÇÃO LARANJA. Dado a isso, a Suprema Corte ucraniana interveio, e declarou eleições novamente. O banqueiro Viktor Yushchenko venceu as eleições. Parece que era o favorito da população, ou ao menos dos mais jovens, que queriam um candidato mais unido com União Europeia do que com a Rússia. Em 2010 Yanukovytch assumiria novamente, e tentaria uma nova união com a Rússia, que fez novamente a população sublevar. Ele fugiu para a Russia, e buscou refúgio junto a Putin. Isto causou a invasão da Criméia por tropas russas e pró-Rússia, gerando a crise que há hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário