Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS E A "CRISTOCRACIA"

No ano de 1620 partia da Inglaterra o navio "Mayflower", carregando vários puritanos ingleses, com destino à terra que chamariam "Nova Canaã". Mais tarde, Nova Inglaterra. E bem mais tarde, EUA. Eram protestantes ingleses, que fugiam da chamada "desordem social", assim apelidada por eles. O reinado de Jaime I não estava sendo bem visto por muitos. De Carlos I, seu filho, pior ainda. E o plano dos puritanos, numa total distorção bíblica, era criar a "pátria de Deus na terra".

Após a chegada, houve uma longa luta pela sobrevivência. Aqueles que sobreviveram ao primeiro inverno, fizeram uma festa, em novembro de 1621, do 1° Dia de Ações de Graças. Estava fundado o país que viveria segundo as leis de Deus. Ao menos por enquanto. A tentativa rigorosa de uma teocracia era mais por medo de um 'caos social' do que por 'beatice'.

Os presbiterianos do Massachusetts chegaram aqui antes dos "peregrinos do Mayflower". E estabeleceram uma teocracia de igual maneira. Embora fosse baseada na liberdade da Reforma Protestante, fez daquela terra uma teocracia demonizada. Homens como Roger Williams foram deportados. Quatro membros da seita dos Quakers foram enforcados. Mesmo assim, as leis de Massachusetts ofereciam, em termos de liberdade, mais garantias que as leis inglesas. O repouso do sabbat(como eles chamavam o domingo, que já estariam errados) era garantido por lei, e sua violação acarretava penas graves, embora a maioria era convertida em multas.

O colono puritano via a democracia com desconfiança. Só se aceitava teocracia, o que na prática era Oligarquia. Por outro lado os valores mudariam. E todos saberiam que essa história de "pátria de Deus" não existe. A Revolução Científica do século XVII, impulsionada pelos próprios colonos, veio transformar o espírito empreendedor dos puritanos, que logo transformou-se em ianque. A marcha para o oeste no século XIX deve-se a isso. Então o que era bíblico tornou-se obsoleto. A teocracia converteu-se em capitalismo arcaico. E logo os ideais da Revolução Francesa, e da Marselhesa, eram absorvidos nas colônias da Nova Inglaterra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário