Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2018

CRISTIANISMO NÃO MISTURA POLÍTICA COM FÉ

Nesta última eleição de 2018, houve muitas mudanças ideologicas no país. Muitas foram percebidas, outras nem tanto. Há muito tem se dito sobre o 'viés a direita' que tomou conta do país. Concordo. Porém, como sempre digo aqui, essas linhas de esquerda e direita enfocam detalhes político-econômicos, não morais. Nesta última eleição, houve dois fatos inéditos: Em primeiro lugar, a derrota nas eleições do senador Magno Malta e outra derrota, que seria da psicóloga Marisa Lobo. O primeiro, pelo Espírito Santo, a segunda, pelo Paraná.

Porém o que quase ninguém sabe, é o que aconteceu por causa disso. Com a Marisa Lobo foi que a conversa dela sobre a cristianização dos valores da sociedade, assim como "cada pessoa que trate com o terapeuta da sua fé", não está colando mais. Ela não é a favor de 'cura gay'(nem ela crê que isso exista), mas tem várias ideias tendenciosas para com aquilo quer muitos chamam de 'psicologia cristã'(se é que existe tal ideia). Marisa obteve até mais votos que o Jean Wyllys aqui no RJ, por exemplo. Mas não pôde ser puxada pelo quociente eleitoral. E no Espírito Santo, a derrota de Magno Malta foi devida ao 1º senador assumidamente gay da história do Brasil: O ex-delegado Fabiano Contarato. Casado homoafetivamente, com um filho adotivo dele e de seu cônjuge, foi o senador mais votado do estado, com 1.117.036 votos. É a favor do porte de armas, pelo menos flexibilização da lei e, é claro, do casamento homoafetivo.

Voltando à Marisa Lobo, em 2014 o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Paraná(CRP-PR) cassou o seu registro de psicóloga . Em 2016 o STJ confirmou a sentença do CFP,e por último, o STF, em abril de 2016. Mesmo com Bolsonaro ganhando eleição, esse quadro não muda. Isso é para cada um reconhecer o seu lugar. A Igreja não está junto do estado, e muito menos acima deste. O último a defender com afinco essa ideia de distúrbio mental, e megalomaníaca, foi Benedetto Gaetani, conhecido como papa Bonifácio VIII. E teve o respaldo de teólogos a serviço de um 'estado cristão', como Tomás de Aquino e até Guilherme de Ockham, para isso. Mas haveria, mais tarde, Marsílio de Pádua, reitor da Universidade de Paris, que desmontaria aos poucos essa ideia insana. Os puritanos ingleses tentaram ressuscitá-la.

Sim, até existe ex-gays Dra. Marisa, mas é algo que não se pode provar! É algo do sobrenatural, portanto fora do alcance da psicologia. Mas querias ir mais longe. Tinhas sugerido que cada pessoa se tratasse com terapeutas de sua crença. Uma divisão da sociedade em blocos, ao estilo esquizofrênico da série 'Divergente'. Mas perdeu! Essa lição nos serve para vermos que, ao contrário do que fantasiava Agostinho de Hipona, esse mundo não é nosso. E meus parabéns aos que lutaram a favor da causa secular. Se quiserem aceitar Jesus, serão bem vindos. Mas sem mistura, pois não leva a nada. Isso lava a ética profissional de todos os profissionais da psicologia deste Brasil, e reafirma a laicidade da psicologia. Isso foi uma vitória pela igualdade, e pela defesa desta profissão que todos nós amamos de coração!

Quanto ao senador eleito, parabéns! Soube separar a causa das armas(por ser policial) da causa LGBT em busca de casamento e adoção de crianças. Muitos nem notaram, mas por que o futuro senador é discreto. Não é como Jean Wyllys, por exemplo. É alguém de DIREITA(reparem no casaco com bandeira norte-americana na foto), que sabe separar as coisas. Adota politica de armas, ao mesmo tempo que adoção de filhos e casamento homoafetivo. Casamento este que em 2011, quando o STF legitimou, o senador Magno Malta, hoje derrotado, chamou de "desserviço a familia brasileira". Enquanto o ministro do STF Ayres Brito dizia que "concedemos um direito que não retira os direitos de ninguém". Pois é senador Magno Malta. Agora, alguem que usufruiu desse 'desserviço' virá ocupar a tua vaga. Que essa lição se perpetue para nós cristãos. Que aqueles mais teimosos entendam que esse sistema não é nosso. A paz de Cristo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário