Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2018

EXISTE PÁSCOA CRISTÃ?

Tanto pela biblia,como pela História,parece que não! A confusão feita por muitos está na origem da palavra 'Ceia'. O termo Ceia está ligado à uma refeição noturna,da maneira como os brasileiros traduzem,erroneamente,o termo 'jantar', hoje. O jantar era uma refeição ao meio-dia,enquanto que a Ceia era ao anoitecer. A palavra almoço não existia na época,pois foi criação de línguas luso-castelhanas, da época do período da Reconquista Ibérica(711-1492).

A Páscoa foi uma celebração criada no fim do cativeiro egípcio(Êxodo 12). O povo de Israel teve sua liberdade dada por sinais miraculosos,que dobraram o coração do faraó. A nação israelita saiu pelo deserto adentro,sendo testada por Deus de todas as maneiras.

Quando Jesus disse,naquilo que é chamado de 'a última ceia', que "esperou muito para comer essa Páscoa convosco", falou de uma coisa que o Cristianismo,como crença ainda não nascida,desconhecia. A celebração que Jesus fez ali chamou-se Páscoa. Ceia é só por ter ocorrido de noite,e só. Na linguagem do brasileiro,pode-se dizer que Jesus e seus discípulos tiveram seu "último jantar" juntos, e só. Podemos associar a Páscoa judaica com nossa libertação do pecado? Sim! Porém a bíblia não nos outorga esse termo. isso foi uma interpretação de Jesus. Ele fez essa ligação, que antes não existia. Entretanto, a Ceia era simplesmente um jantar à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário